segunda-feira, 31 de maio de 2010

2º Dia Temático




Minha escola, minha comunidade.


No dia 28 de maio de 2010 foi realizado nas dependências da escola o 2º DIA TEMÁTICO com a participação de servidores, alunos e pais. Na oportunidade a advogada e educadora Luciana Pinto Rezende ministrou (02) duas palestras com tema “Estatuto da Criança e do Adolescente: Direitos e Deveres”, provocando no plenário uma reflexão sobre as responsabilidades das crianças e adolescentes no cenário atual e também dos pais para com os menores de idade.

Além da palestra o Orientador Educacional e os professores abordaram o tema previamente em sala de aula.


Alunos do turno matutino participando da palestra sobre “Estatuto da Criança e do Adolescente: Direitos e Deveres”


Orientador Educacional mostrando aos alunos o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Representante do 5° ano “B” agradecendo a palestrante pelo trabalho realizado.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

PROVINHA BRASIL E A ESCOLA PAROQUIAL

“A motivação é chave quando se transforma em instrumento de superação.”
Edvan do Prado Soares

A comunidade escolar ver com bons olhos o instrumento de avaliação “Provinha Brasil”, pois a sua dinâmica permite ao professor e gestores avaliar o processo de ensino aprendizagem desenvolvido na escola, especificamente no 2º ano do Ensino Fundamental, onde são aplicadas duas avaliações (entrada e saída) durante o ano letivo.
Contudo, o Serviço de Orientação Educacional se faz presente durante todo o processo, principalmente no que se refere à motivação dos alunos quanto à realização da prova.
Assim, uma das estratégias utilizadas na aplicação da provinha de entrada, no dia 13 de maio de 2010, foi o desafio saudável entre meninos e meninas. Com isto, o desejo dos alunos em superar as próprias limitações se fez presente de forma positiva.
No 2º ano “A”, as meninas e meninos alcançaram nível 4, porém a média dos meninos (21,1) foi sensivelmente inferior a das meninas (21,2). Já no 2º ano “B” aconteceu o inverso, os meninos conquistaram o nível 5, com uma média de 22,1 e as meninas nível 04, com 21,5.
As crianças ao receberem os resultados vibraram, até mesmo aqueles que obtiveram as médias mais baixas. Ao mesmo tempo, cada um, aceitou o desafio em melhorar o desempenho na Provinha Brasil de Saída, no final do ano letivo.
Convém lembrar que o Orientador Educacional também fez uma reflexão com os professores regentes das respectivas turmas, reconhecendo o trabalho desenvolvido na gestão de sala de aula, bem como apontando os desafios presentes para 2010.

Alunos do 2° ano “B” comemorando o resultado final da Provinha Brasil.