quarta-feira, 19 de maio de 2010

PROVINHA BRASIL E A ESCOLA PAROQUIAL

“A motivação é chave quando se transforma em instrumento de superação.”
Edvan do Prado Soares

A comunidade escolar ver com bons olhos o instrumento de avaliação “Provinha Brasil”, pois a sua dinâmica permite ao professor e gestores avaliar o processo de ensino aprendizagem desenvolvido na escola, especificamente no 2º ano do Ensino Fundamental, onde são aplicadas duas avaliações (entrada e saída) durante o ano letivo.
Contudo, o Serviço de Orientação Educacional se faz presente durante todo o processo, principalmente no que se refere à motivação dos alunos quanto à realização da prova.
Assim, uma das estratégias utilizadas na aplicação da provinha de entrada, no dia 13 de maio de 2010, foi o desafio saudável entre meninos e meninas. Com isto, o desejo dos alunos em superar as próprias limitações se fez presente de forma positiva.
No 2º ano “A”, as meninas e meninos alcançaram nível 4, porém a média dos meninos (21,1) foi sensivelmente inferior a das meninas (21,2). Já no 2º ano “B” aconteceu o inverso, os meninos conquistaram o nível 5, com uma média de 22,1 e as meninas nível 04, com 21,5.
As crianças ao receberem os resultados vibraram, até mesmo aqueles que obtiveram as médias mais baixas. Ao mesmo tempo, cada um, aceitou o desafio em melhorar o desempenho na Provinha Brasil de Saída, no final do ano letivo.
Convém lembrar que o Orientador Educacional também fez uma reflexão com os professores regentes das respectivas turmas, reconhecendo o trabalho desenvolvido na gestão de sala de aula, bem como apontando os desafios presentes para 2010.

Alunos do 2° ano “B” comemorando o resultado final da Provinha Brasil.

Um comentário:

  1. Sou pai de dois alunos nesta escola e gostaria de parabenizar o trabalhado realizado pelo Orientador Educacional com a Provinha Brasil. A escola informou e envolveu pais, alunos e professores durante todo o processo. Dessa forma possibilitou a nossa participação. Trabalhou e motivou os alunos em sala de aula antes e durante a avaliação, desenvolveu uma dinâmica de competição entre as crianças e conscientizou-os de que é divulgado a pontuação da turma e para que ela seja boa, necessita do esforço de cada um. E após a Provinha informou aos alunos o resultado da avaliação, motivando-os para a próxima etapa. Todo esse trabalho realizado em sala de aula, além das reuniões com os pais e informativos enviados, me manteve informado de todo o processo, pois os meus filhos comentavam entusiasmados o que estava acontecendo. Os resultados foram bons, mas precisamos melhorar. Estou satisfeito com o trabalho desenvolvido pela escola, pois me permite participar e contribuir para a melhoria da educação dos meus filhos.

    ResponderExcluir