quinta-feira, 29 de abril de 2010

“Uma educação se torna imprescindível à medida que os pares se envolvem no processo, assumindo suas próprias contradições”.

Edvan do Prado Soares


O texto “Reflexões sobre os bimestres e o Conselho de Classe” publicado no blog: oecolinasdotocantins.blogspot.com valida o trabalho do Serviço de Orientação Educacional -SOE realizado no Conselho de Classe da Escola Paroquial Nossa Senhora Aparecida, que tem como preocupação central garantir a participação dos diversos segmentos que compõe a escola. Isto porque, somente através de uma avaliação sincera e do engajamento dos pares se pode garantir intervenções adequadas às demandas levantadas.

Assim, normalmente, são destinados momentos para as observações dos pais, alunos e servidores, os quais estruturam suas falas utilizando fichas avaliativas entregues previamente. O Orientador Educacional participa efetivamente de todas as fases do Conselho, sendo um dos articuladores, principalmente dos líderes de turmas.

Durante a realização dos Conselhos são debatidos assuntos sobre a rotina da escola, desempenho dos alunos, metodologia docente, qualidade dos serviços prestados, avaliação das ações do PPP/2010 prevista para o bimestre, dentre outras, sempre apontando alternativas compartilhadas.

Em suma, a escola ganha vida quando cada representante do Conselho de Classe tem a liberdade de apresentar num espaço coletivo suas críticas e sugestões e sem medo assume o compromisso em construir uma escola melhor a cada dia.

Foto do Conselho de Classe realizado no dia 30 de março de 2010



Um comentário:

  1. Edvan, a qualidade do trabalho de uma escola onde a educação se constrói a partir do diálogo, do compromisso e participação de todos, se reflete no seu cotidiano. E esse reflexo nós presenciamos no dia a dia da Escola Paroquial Nossa Senhora Aparecida. Parabéns a todos pelo excelente trabalho e resultados alcançados.

    ResponderExcluir