quarta-feira, 7 de abril de 2010

SOE E A FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS NA ESCOLA PAROQUIAL

“Um grande líder não nasce pronto, ao contrário, se faz líder num espaço de coletividade.”
Edvan do Prado Soares
A escola atual, mais do nunca, precisa garantir em seu currículo espaço onde se possam construir grandes líderes, independente da modalidade de ensino que oferta.
Pensando dessa forma, o SOE promoveu em março de 2010 o processo de escolha dos representantes de turma, garantindo a participação e autonomia dos alunos em todas as fases.

O Orientador Educacional percorreu todas as turmas do 2º ao 5º ano conversando sobre o papel do Representante de Turma e o perfil necessário para ser um grande líder.

Os candidatos a representantes de turma através do discurso oral apresentaram suas propostas de trabalho e pediram votos aos colegas.

Eleição com voto secreto a fim de garantir a liberdade de escolha sem manipulação e/ou constrangimento dos alunos.

Participação exemplar dos representantes de turma no primeiro Conselho de Classe 2010.

Um comentário:

  1. O trabalho com os representantes de turma é uma experiência democrática na escola e traz muitas vantagens. Esse momento propicia aos alunos a oportunidade de começarem a consolidar sua identidade como cidadãos, iniciarem sua vida política como sujeitos de um processo coletivo de escolha e tomada de decisão e atuarem como protagonista na construção do conhecimento.
    Parabéns, Edvan, pela realização dessa ação que envolve não apenas os aspectos pessoais dos educandos, mas também os aspectos políticos e sociais. Francisleide.

    ResponderExcluir